Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Vai ter mudança na Lei de Conscientização Animal em Curitiba

Mudou a Lei de Conscientização Animal!

Foto: Arquivo/Agência Brasília

  • A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu que é hora de dar uma atualizada na Lei 14.474/2005, a Lei de Conscientização Animal , que já falava sobre várias doenças que podem afetar nossos amiguinhos peludos, como cachorros e gatos. Agora, a ideia é incluir a esporotricose na lista, por que quem não ama um bom fungo na vida? Afinal, quem precisa de raiva quando se tem… esporotricose!

O que é essa tal de esporotricose?

  • Essa doença, causada pelo fungo Sporothrix, adora aparecer em lugares bem autênticos: solo, palha, vegetais, espinhos… é praticamente uma festa de fungos! Também é conhecida como “doença do jardineiro”, porque, claro, todo jardineiro adora ser acometido por fungos. O problema é que pode atingir tanto animais quanto humanos, então cuidado ao tocar nas suas plantas, hein?

A nova proposta

  • O novo projeto de lei, conhecido como substitutivo geral (031.00048.2024), propõe algumas mudanças importantes. A primeira delas? Culpabilizar os pobres bichinhos, de forma alguma! Eles são só vetores de transmissão. E, para informar a população, haverá campanhas publicitárias e materiais educativos, porque educar é sempre a melhor opção, especialmente quando o assunto são os pets!

O que mais vem por aí?

  • Entre as novidades, teremos campanhas educativas em feiras de animais e eventos do gênero (quem não ama um evento de pets?). As peças educativas também vão dar um toque sobre como prevenir as doenças e enfatizar a importância da castração e o combate ao abandonamento. Vamos lá, galera, nossos animais merecem amor e cuidado!

E quando isso entra em vigor?

  • Se tudo for aprovado e sancionado, a lei começa a valer na data da publicação no Diário Oficial do Município. Isso é rapidinho, diferente do texto original que falava em um prazo de 90 dias. Portanto, fiquem atentos!

Quem está por trás da ideia?

  • A proposta foi apresentada pela vereadora Giorgia Prates, da Mandata Preta (PT), após parecer da Comissão de Constituição e Justiça, porque toda boa mudança precisa de um empurrãozinho jurídico!
  • Então, preparem-se para uma Curitiba mais consciente! E lembrem-se: o único parasita que deve ser tratado com desprezo é o da ignorância.

Compartilhe

Sorteio especial do Nota Paraná distribuirá R$ 2,8 milhões pelo Dia das Mães
Curso gratuito de salgados atrai interessados em empreender em Curitiba
boy wearing white shirt and black shorts carrying backpack standing on black concrete road between vehicles and trees during daytime
Estudo aponta que o Brasil tem 5,3 milhões de jovens “nem-nem”