11 de outubro, 2024

Curitiba prorroga a campanha de vacinação contra a pólio

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Curitiba prorroga a campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade, enquanto houver estoques de doses do imunizante. O objetivo é fazer com que mais crianças que ainda não completaram 5 anos recebam a dose extra da vacina ou coloquem as carteiras vacinais em dia. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira em 106 unidades de saúde da cidade, conforme o horário de atendimento de cada local, que pode ser conferido no site Imuniza Já Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorrogou o prazo além do definido pelo Ministério da Saúde. Nacionalmente, a campanha terminou na sexta-feira (30/9).

O público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de 5 anos de idade. Para as crianças menores de 1 ano, será feita a atualização da carteira e serão imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário (três doses da Vacina Inativada Poliomielite, a VIP). Os pequenos de 1 a 4 anos que já receberam as três doses da VIP e duas doses de reforço (aos 15 meses e ao completar 4 anos) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, vão receber uma dose extra da VOP. Caso seja verificado que ainda falta alguma dose do esquema inicial, as equipes de Saúde vão fazer a atualização da carteira vacinal das crianças.

A SMS ampliou o prazo da campanha nacional com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do esquema de rotina (em Curitiba, de 88,9%) e a cobertura de crianças entre 1 e 4 anos que receberam a dose da VOP (36,8%). O Brasil não registra casos da doença desde 1989 e mantém o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas. Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova Iorque (EUA).

Compartilhe

anitta
Ensaios da Anitta arrebenta nas vendas com poucas horas em Curitiba
guarda municipal
Captação de imagens pela Guarda Municipal de Curitiba tem novidades
ponte de guaratuba
Qual é a porcentagem atual de execução das obras da Ponte de Guaratuba?
ÔNIBUS
Motoristas e cobradores vão para a polícia denunciar atrasos em pagamentos
Roubos
Redução de roubos no Paraná? Confira todos os números!
estágio
Feira Virtual de Estágios e Empregos: está preparado?