7 de outubro, 2024

Hemepar pede doação de sangue com urgência

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Hemepar reforça a urgência para a doação de sangue no Paraná. O pedido é feito especialmente para as pessoas com tipo sanguíneo O negativo, O positivo e A positivo. Os últimos meses do ano são marcados pela diminuição dos doadores. Ao mesmo tempo, cresce a demanda por bolsas de sangue devido aos acidentes de trânsito relacionados ao movimento acentuado nas estradas.

A Secretaria da Saúde reforça que homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres, três. O intervalo mínimo entre uma doação e outra precisa ser de dois meses para os homens, e três meses para as mulheres. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam da autorização e da presença de um responsável legal.

Para doar sangue é necessário ter, no mínimo, 51 quilos. Um documento oficial com foto também é fundamental. As orientações complementares incluem estar bem descansado, alimentado e hidratado. Outra recomendação é evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, realiza coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue. As bolsas abastecem 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná.

Foto: Sesa

 

 

Compartilhe

jasson
Jasson Goulart é o vereador mais votado em Curitiba; veja os outros
eleições
Resultados das Eleições 2024 com segundo turno em Curitiba
viaduto do Orleans
Novo viaduto do Orleans vai sair do papel em breve!
Eleições 2024
Eleições 2024 em Curitriba terá YouTube ao vivo!
cid moreira
Morre o jornalista Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos
lei seca
 Lei Seca nas eleições de 2024 no Paraná! Como vai funcionar?