Com a proximidade das festas de fim de ano, o Hemepar reforça a urgência para a doação de sangue no Paraná. O pedido é feito especialmente para as pessoas com tipo sanguíneo O negativo, O positivo e A positivo. Os últimos meses do ano são marcados pela diminuição dos doadores. Ao mesmo tempo, cresce a demanda por bolsas de sangue devido aos acidentes de trânsito relacionados ao movimento acentuado nas estradas.
A Secretaria da Saúde reforça que homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres, três. O intervalo mínimo entre uma doação e outra precisa ser de dois meses para os homens, e três meses para as mulheres. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam da autorização e da presença de um responsável legal.
Para doar sangue é necessário ter, no mínimo, 51 quilos. Um documento oficial com foto também é fundamental. As orientações complementares incluem estar bem descansado, alimentado e hidratado. Outra recomendação é evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, realiza coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue. As bolsas abastecem 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná.
Foto: Sesa