15 de julho, 2024

Os 10 Maiores Erros que as Pessoas Cometem na Criação de Conteúdo

Na era da informação, o conteúdo é parte fundamental de uma estratégia de marketing bem feita. É a maneira como as empresas se comunicam com seus clientes, educam seu público e se destacam da multidão. Mas muitas empresas cometem erros ao criar conteúdo.

Aqui estão os 10 maiores erros que as pessoas cometem na criação de conteúdo:

  1. Não ter um objetivo claro. O que você espera alcançar com seu conteúdo? Novos clientes, aumentar as vendas ou melhorar a visibilidade? Se você não souber o que quer alcançar, será difícil criar conteúdo que seja eficaz.
  2. Não saber com quem estão falando. Quem é seu público-alvo? Quais são suas necessidades e desejos? Quanto mais você souber sobre seu público, mais capaz você será de criar conteúdo valioso.
  3. Priorizar quantidade ao invés de qualidade. O mundo está cheio de ruído. Se seu conteúdo não for bem escrito, informativo e envolvente, já era.
  4. Não medir o volume de busca por assunto. Antes de sair escrevendo conteúdo igual doido, procure saber se há um volume de procura grande o suficiente que justifique essa produção. Ferramentas como o Ubersuggest ajudam muito.
  5. Não criar um cronograma. A melhor maneira de não perder o foco e manter a consistência é criar um cronograma. Ele também servirá para planejar de modo a cumprir seu objetivo.
  6. Não ter consistência. Já que o cronograma foi criado, siga-o. Se propôs a escrever 5 vezes por semana? Cumpra. Seu público esperará isso. Inconsistência, além de sabotar seus planos, arruinará suas métricas.
  7. Copiar conteúdo de terceiros. Os algoritmos do Google e das redes sociais são avançados o suficiente para saber quando o conteúdo não é original e costumam punir quem adota a prática de copiar restringindo o posicionamento e alcance.
  8. Ter medo de errar. Sei que disse um pouco acima que a qualidade é importante. Mas isso não deve te paralisar. O melhor jeito de melhorar um conteúdo é fazendo mais e mais.
  9. Não entender a diferença entre tamanho vs. profundidade de conteúdo. Se a resposta para a pergunta que você está respondendo é simples, não precisa criar um conteúdo longo. Por exemplo, a resposta de “como desligar o iPhone 14” não precisa ter 8.000 caracteres.
  10. Não medir o resultado. Conteúdo gera métricas. Métricas servem para serem avaliadas. Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado.

Ao evitar esses erros, você pode criar conteúdo eficaz que ajudará você a alcançar seus objetivos de negócios.

Aqui estão algumas dicas adicionais para criar conteúdo eficaz:

  • Use uma linguagem clara e concisa.
  • Use imagens e vídeos para ilustrar seus pontos.
  • Divulgue seu conteúdo nas redes sociais e em outros canais.
  • Meça os resultados do seu conteúdo e faça ajustes conforme necessário.

Criar conteúdo eficaz pode ser uma tarefa desafiadora, mas também é uma das tarefas mais importantes que uma empresa pode fazer. Ao seguir estas dicas, você pode criar conteúdo que ajudará você a alcançar seus objetivos de negócios.

Sobre o colunista

Boby Vendramin

Publicitário, empresário, colunista, entusiasta da tecnologia e professor. Oriento pessoas a dominarem o marketing com perspectiva comercial e de comportamento do consumidor.

Compartilhe

outros conteúdos

Tendências de negócios para 2024: novas oportunidades de mercado e setores em crescimento
10 dicas de atendimento ao cliente que você pode implementar agora
O poder do networking para empreendedores
Como criar um ambiente atraente na sua loja ou negócio local
Gerenciando seu tempo como empreendedor
Como aproveitar datas comemorativas para impulsionar vendas?