Durante o feriado do Dia do Trabalhador, a maioria dos espaços culturais de Curitiba permanecerá aberta, oferecendo ao público uma agenda diversificada. A exceção é a Biblioteca Pública do Paraná e a Sede Adalice Araújo, que estarão fechadas de 1.º a 4 de maio.
🎶 Shows e apresentações
O destaque musical fica por conta do show “Acústico Engenheiros do Hawaii”, com Humberto Gessinger, no Teatro Guaíra, entre 2 e 4 de maio. Já no Teatro José Maria Santos, o espetáculo “Os Vivos e os Mortos” será apresentado de 1.º a 4 de maio.
🖼️ Novas exposições e oficinas
No dia 1.º, o MIS-PR abre a exposição “Desse Lado do Muro”, com imagens de presídios da América Latina. No MON, a exposição “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, estreia em 8 de maio. A programação inclui ainda oficinas de mangá (dia 5) e de texturas artísticas (dia 7).
📚 Atividades na Biblioteca Pública retornam dia 5
Além das oficinas e eventos literários, a nova edição do jornal “Cândido” homenageia a série Vaga-Lume e traz entrevistas e produções literárias inéditas.
🎻 Música clássica em Araucária
No dia 8 de maio, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta gratuitamente no Teatro da Praça, com retirada antecipada de ingressos.
PROJETOS FIXOS
Roda de leitura 60+
Roda de leitura e atividades para o público 60+.
Dia 5 de maio – toda segunda-feira do mês
Horário: 13h30 às 15h – 15h às 17h
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Inscrições encerradas.
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.
Dia 8 de maio – toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
EVENTOS
Apresentação de dança
Performance de dança com a produtora cultural Bia Reiner.
Dia: 6 e 7 de maio (terça e quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Aquário
Palestra “Entre Prosas”
Estudo e bate-papo sobre obras escritas por autores paranaenses. Nesta semana, acontece o primeiro encontro da série, que segue até dezembro, com o livro da vez “Verdades e mentiras”, de Tiago Amorim.
Dia 7 de maio (quarta-feira) – todas as primeiras quartas-feiras do mês
Horário: 16h às 17h30
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
Data 8 de maio (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório
Capacidade: 132 pessoas
Mulheres que circulam pela cidade – Exposição
A exposição historiográfica ‘’Mulheres que circulam pela cidade’’, celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.
Período: 15 de março a 5 de maio
Horário: 8h30 às 20h
Local: Hall Térreo
SEÇÃO INFANTIL
Oficina “Arte do Mangá”
Curso sobre o universo do mangá com a mestre em língua e cultura japonesa, Simonia Fukue. O evento apresenta a relação dos mangás com a cultura e a arte japonesas, além das técnicas de narrativa e estética características desse estilo de história em quadrinhos.
Dia 5 de maio (segunda-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: Seção Infantil
SEÇÃO BRAILLE
Curso de Braille
A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até 3 pessoas, são 24h de aulas com horários personalizados. O curso inclui todos os materiais necessários, e ao final os alunos recebem um certificado.
Dia: segunda a sexta-feira mediante agendamento
Horário: 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h
Local: Seção Braille
Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – Carimbando Texturas: Uma Experiência Inspirada em Guita Soifer – No dia 07 de maio, às 14h30, será realizada a oficina “Carimbando Texturas: Uma Experiência Inspirada em Guita Soifer”, na sala 8 do MAC no MON. A oficina propõe a exploração da visualidade tátil presente na obra de Guita Soifer por meio do uso de carimbos têxteis. Serão utilizadas matrizes com diferentes texturas de tecidos e rendas, possibilitando experimentações de impressão sobre o papel. A atividade busca revelar como as texturas se manifestam no suporte, gerando nuances visuais e composições inspiradas na sensibilidade e na poética material características do trabalho da artista. Trata-se de uma prática que convida à percepção e à transferência das qualidades táteis, evidenciando a beleza e a expressividade das superfícies por meio da ação de imprimir.
Em cartaz – “A Trama Intrincada do Tempo” de Guita Soifer e a exposição coletiva “O Acervo do Mac pelo Olhar de Fernando Velloso”, presentes no MAC no MON. A sede Adalice Araújo está com a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Bate-papo: A Academia Alfredo Andersen promove no dia 30 de abril (quarta-feira), às 10h, um bate-papo com a artista visual Milena Celli, atual residente artística do espaço, e a artista plástica Elizabeth Titton. O evento é gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas a 30 participantes. Não é preciso fazer inscrições. A entrada será por ordem de chegada.
Os participantes poderão conhecer mais sobre a trajetória de Elizabeth Titton, artista que conquistou inúmeros prêmios e criou diversas exposições ao longo da carreira. Ela foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná nos anos 80 e é criadora do Espaço Cultural Pró-Criar.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Desse Lado do Muro – No dia 1.º de maio o MIS-PR inaugura a exposição “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. A mostra, realizada em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma potente seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. Em breve, mais informações sobre agendamento de visitas no site e redes sociais do MIS-PR.
Tons Vizinhos – O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (30), haverá mais uma apresentação musical às 18h, com Samuel Strapasson Trio. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.
Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento – A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h.
Aproveite o feriado de 1.º de maio para visitar o Museu Paranaense que estará aberto normalmente. O horário de funcionamento é das 10h às 17h30.
Em cartaz – “Objeto sujeito”; “Antes ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: Histórias recontadas”, “Ephemera/perpétua”, “Lange de Morretes: entre paisagens”; “Numismática e cultura material”.
O MON estará aberto normalmente no feriado do dia 1.º de maio. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.
Abertura de exposição: Veemente – Na quinta-feira, dia 08 de maio, às 19h, o MON inaugura a mais nova exposição “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, com curadoria de Marcello Dantas. São 77 obras, entre instalações, telas com técnicas mistas e esculturas, a maioria produzida entre 2000 e 2025.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Veemente”; “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Humberto Gessinger: Acústico Engenheiros do Hawaii – Humberto Gessinger vai trazer a Curitiba um dos shows especiais da turnê “Acústicos Engenheiros do Hawaii”. O cantor, que completa quatro décadas de estrada, chega na cidade para celebrar os álbuns “Acústico Engenheiros do Hawaii” (2004) e “Acústico Novos Horizontes” (2007). A curta temporada de apresentações acontece nos dias 02 e 03 de maio às 21h15, com ingressos esgotados, com direito a sessão extra no dia 04 de maio, às 19h15, no Teatro Guaíra. Os últimos ingressos estão disponíveis no site Disk Ingressos.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Serginho Lacerda em: Vida de Pai – Serginho Lacerda, mais conhecido como o “Pai do Bento”, é comediante desde 2010 e viaja por todo o país com seu show solo de comédia “Vida de Pai”. Nesse espetáculo, Serginho conta suas histórias divertidas sobre a paternidade, com a participação das crianças no palco. A apresentação será no sábado (03), às 20 horas. Ingressos à venda no site DeuBalada.
Teatro José Maria Santos (Zé Maria)
Os Vivos e os Mortos – Adaptação do conto “The Dead”, de James Joyce, o espetáculo “Os Vivos e os Mortos” é uma poética reflexão sobre o amor e a morte. A partir do funeral de uma grande escritora de romances de amor, o casal central da história refaz seus sentimentos de amor e felicidade. As apresentações acontecem de quinta a sábado (1.º a 03 de maio), às 20h, e no domingo (04), às 19h. A classificação etária é de 14 anos. Os ingressos estão à venda no site Disk Ingressos.
Teatro da Praça, em Araucária
Guaíra para Todos: Orquestra Sinfônica do Paraná em Araucária – No dia 8 de maio (quinta-feira), o Teatro da Praça, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, será palco de um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). A apresentação, que terá regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, será às 20 horas, e trará um repertório eclético que une clássicos atemporais e sucessos populares.
Na quarta-feira (7) pela manhã, haverá um concerto fechado, voltado para crianças de escolas da cidade. Será um concerto didático, especialmente preparado para os pequenos.
A entrada é gratuita. Pessoas com 16 anos ou mais poderão retirar até dois ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro da Praça, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, conforme a disponibilidade. Caso ainda haja ingressos no dia do concerto, será possível retirá-los antes do início da apresentação.