12 de julho, 2024

A estreia da Blindagem em 1981!

Quem caminha por Curitiba nem imagina que aqui já teve uma grande banda de rock nos bares da cidade que, por muito pouco, não estourou para todo Brasil! Estamos falando da Blindagem, formada no final dos anos 70 e considerada a grande expressão do rock paranaense. Seu disco de estreia de 1981, que saiu pela Continental, fez um enorme sucesso principalmente com as músicas “Oração de um Suicida” e “Marinheiro”.

O grupo já atuava em festivais e shows nos anos 70, mas virou a chave quando entrou dois membros de outra banda curitibana chamada…A Chave!

O cantor e compositor Ivo Rodrigues, que tinha como parceiro o poeta Paulo Leminski, e o guitarrista Paulo Teixeira se juntaram à Alberto Rodriguez (guitarrista), Paulo Juk (baixista) e Mário Júnior (baterista) para um grande disco!

Muitas das músicas são assinadas por Ivo Rodrigues e Paulo Leminski e a lista de músicas do álbum de estreia tinha clássicos paranaenses como “Sou Legal eu Sei”, “Não Posso Ver” e “Cheiro de Mato”!

 

No podcast Antigas Novidades está a história completa deste álbum – como a banda gravou o disco, as impressões das músicas e a história da banda no começo dos anos 80!

Escute ai e diga o que achou!

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Who Do We Think We Are, a brilhante e desconhecida despedida da MKII do Deep Purple
Precisamos falar sobre Hot Space, do Queen, não é mesmo?
Mike Oldfield, com 19 anos, desbancou todo mundo em 1973 com Tubular Bells
Vale a pena ouvir Exercices (1972), do Nazareth?
Lay Down, Stay Down: uma história de desejo sob a ótica do Deep Purple
Vinil, CD ou Streaming: é a desordem que atrapalha a felicidade musical