19 de junho, 2024

Os 7 pecados capitais de um vendedor



Por Francisco Tramujas

Jeffrey Gitomer, conhecido autor e palestrante de vendas, frequentemente discute os pecados capitais de um vendedor em seus livros e palestras. Embora ele possa variar um pouco em suas listas, aqui está uma versão que adaptei dos “7 pecados capitais de um vendedor” de acordo com Gitomer:

 

  1. Falta de preparação: Isso inclui não conhecer bem o produto ou serviço que está sendo vendido, não entender o mercado ou não se preparar adequadamente para uma reunião com um cliente em potencial.
  2. Falta de persistência: Vendedores bem-sucedidos muitas vezes precisam ser persistentes para fechar negócios. Não seguir com clientes em potencial ou desistir facilmente pode ser prejudicial.
  3. Falta de paciência: Às vezes, os negócios demoram a ser fechados, e os vendedores precisam ter paciência para cultivar relacionamentos e seguir em frente, mesmo quando as coisas não acontecem rapidamente.
  4. Falta de ética: Isso pode incluir mentir para clientes em potencial, enganá-los ou pressioná-los a comprar algo que não precisam.
  5. Falta de empatia: Os melhores vendedores entendem as necessidades e preocupações dos clientes e trabalham para encontrar soluções que atendam a essas necessidades. Falhar em se colocar no lugar do cliente pode levar a uma abordagem de vendas insensível e ineficaz.
  6. Falta de ouvir: Vendedores eficazes sabem que ouvir é uma habilidade crucial. Ignorar as necessidades e preocupações do cliente em potencial em favor de uma abordagem de vendas unilateral pode resultar em perda de oportunidades de negócios.
  7. Falta de persistência no aprendizado: O mercado está em constante mudança, e os melhores vendedores estão sempre procurando aprender e se adaptar. Não investir tempo e esforço no desenvolvimento contínuo de habilidades de vendas pode levar a uma estagnação e falta de sucesso a longo prazo.

 

Esses pecados capitais destacam áreas nas quais os vendedores podem cometer erros ou falhas que podem prejudicar sua capacidade de serem bem-sucedidos. Aprender a evitar esses comportamentos é fundamental para alcançar o sucesso no campo das vendas.

Sobre o colunista

Francisco Tramujas

Especialista em Planejamento estratégico com foco nas seis áreas da Gestão (Estratégia, Financeiro, Pessoas, Comercial e Marketing, Processos e Projetos).

Compartilhe

outros conteúdos

5 sinais para entender o Ponto de Esgotamento dos Canais para Manter o Giro do Estoque e o Ciclo de Recompra?
“Essa reunião poderia ter sido um e-mail?” 5 pontos que podem justificar uma reunião
Diamante Negro: O Primeiro Case de Marketing Esportivo
Entendendo a Hierarquia Corporativa: Presidente do Conselho vs. Presidente Executivo
Você dirige o seu carro sem que os instrumentos do painel estejam funcionando?
Golden Ball: sua empresa pode estar jogando fora bons clientes