20 de fevereiro, 2024

Quem foi Gary Thain?

Nascido Gary Mervin Thain em Christchurch, Nova Zelândia, dia 15 de maio de 1948, o artista faleceu em Norwood Green, Ealing, Londres, dia 8 de dezembro de 1975. Vamos falar da vida deste MONSTRO das quatro cordas Gary Thain? Bora lá! Ele tinha dois irmãos mais velhos, Arthur e Conrad (que faleceu ) e um irmão mais novo, Brian. Um antigo amigo de escola descreve a personalidade de Gary como sendo quieto, talvez até taciturno, mas também como um adolescente comum, apaixonado por música. Gary foi para uma escola católica chamada Xavier College em Christchurch . Ele começou a se apresentar por volta dos 13 anos. Gary também ganhou um concurso de canto em sua escola com a música Where Have all the Flowers Gone .  
O início oficial de sua carreira foi com o grupo neozelandês The Strangers . Além de seu irmão Arthur (guitarra solo e vocal), os outros membros eram Graeme Ching (guitarra base e vocal principal) e Dave Beattie (bateria). Gary escreveu sua primeira música (lançada) I’ll Never Be Blue with The Strangers em 1965, aos 16 anos.
The Strangers The Strangers lançou 3 singles. Depois que The Strangers se separou, Gary se tornou parte do The Secrets , mas eles lançaram apenas um single It’s You (escrito por Paul Muggleston) em 1966, com You’re Wrong por outro lado (co-escrito por Gary e Paul). Os outros membros da banda eram Derek Wrightna guitarra solo e vocais, Paul Muggleston na guitarra base e vocais, Wayne Allen na bateria.
The Secrets Depois de seu único single, The Secrets se separou. Ainda era 1966 e Gary e Paul se juntaram a Peter Dawkins e Dave Chapman do The Others , levando o nome Me and The Others para o Reino Unido, fazendo turnês pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Alemanha, onde tocaram no famoso PN Hit House .
The Others Em 1967, depois que Me and The Others deixou de existir, Gary e Peter Dawkins tornaram-se parte de um novo grupo profissional que chamaram de The New Nadir. Eles eram especialmente populares na Suíça, onde tocaram música influenciada pelo jazz em vários clubes, por cerca de seis meses. Os outros membros eram Ed Carter na guitarra e um baterista chamado Mike Kowalski que havia substituído o baterista original, Peter Dawkins . Além de tocarem suas próprias músicas, elas também trabalharam como banda de apoio para um grupo feminino chamado The Toys . The New Nadir gravou um álbum para o selo Witchseason , mas nunca foi lançado.
The New Nadir. Em 1968, o The New Nadir foi dissolvido e Mike e Ed tocaram juntos em muitas bandas – até mesmo se tornando parte da banda de apoio dos Beach Boys . Gary, é claro, juntou-se ao Keef Hartley Band , e não apenas tocou em seis de seus álbuns, mas também fez parte de Woodstock em 1969 com a Keef Hartley Band . Jogaram no segundo dia (diante do Santana ). No entanto, não há imagens de vídeo disponíveis. Outro festival que vale a pena mencionar (embora seja um evento de escala muito menor) foi o Bath Blues Festival realizado em 28 de junho de 1969. O KHB tocou junto com Led Zeppelin e Fleetwood Mac naquele dia para um público de cerca de 40.000 pessoas. Gary não apenas co-escreveu muito material para o KHB , mas também cantou os vocais principais em uma de suas composições: You Say You’re Together Now . Finalmente Uriah Heep Essa música pode ser encontrada no 72º LP do Brave, lançado em 1972. No início daquele ano, Gary recebeu um telefonema de Ken Hensley .e se juntou ao Uriah Heep como terceiro baixista (substituindo Mark Clarke) – o resto é, como dizem, história. Até então Gary só tocava jazz e blues, e agora se encontrava em um gênero totalmente diferente. No entanto, seu estilo de tocar permaneceu único – sem usar a palheta e usando todos os dedos. O primeiro show de Gary com Uriah Heep foi em 1º de fevereiro de 1972, no Whiskey A Go-Go em Los Angeles , Califórnia . No entanto, a primeira gravação conhecida do Uriah Heep com Gary na formação (Bootleg) é de 27 de fevereiro de 1972 ( Coliseum Columbia, Carolina do Sul, EUA ) ou uma aparição em Youngstown, Ohio . Esta última foi uma performance de apoio (Bootleg) para a banda Cactusem algum momento de fevereiro de 1972. O primeiro álbum que Gary gravou com Uriah Heep foi Demons and Wizards (lançado em maio de 1972), apenas 4 meses depois de se juntar ao Uriah Heep. The Magician’s Birthday ocorreu mais tarde naquele mesmo ano, e nessa época Gary co-escreveu algumas das canções ( Spider Woman e Sweet Lorraine ). A edição remasterizada (lançada em 2003) também inclui Crystal Ball e Gary’s Song , que ele escreveu naquela época. ( Gary’s Song sendo uma versão alternativa de Crystal Ball ). Infelizmente, 1974 viu a última gravação de Gary em Wonderworld , que foi gravada em Munique, Alemanha.
Gary Thain no palco com Uriah Heep Em 15 de setembro de 1974, Gary recebeu um choque elétrico durante a música July Morning , enquanto estava no palco do The Moody Coliseum em Dallas, Texas , e sua saúde nunca se recuperou totalmente. O resultado foi tão drástico que no final de janeiro de 1975 Gary teve que deixar a banda. A última gravação conhecida com Gary no baixo data de 25 de novembro de 1974 e aconteceu em Brisbane, Austrália. Há alguns comentários muito interessantes sobre aquela gravação pirata no site oficial de David Byron, e para citar:
“Esta é uma das melhores gravações de audiência da banda já feitas, não pela qualidade do som, mas pelo conteúdo em si, como o A banda estava muito forte nesse dia, e o público reagiu muito ao show. Um bom improviso está presente neste, e há muita conversa entre as faixas, além de longas interpretações de certas faixas que não apareceram muito em outros programas”.
Apenas três datas de turnê estão listadas após este show, antes de Gary deixar a banda, então este show marca o fim de uma espécie de era, a formação clássica está concluída. O processo de reconstrução começou, mas a mesma intensidade ou presença que foi criada durante os últimos três anos nunca foi recuperada – um fato triste, mas verdadeiro, que até mesmo o mais dedicado de Heepster deve aceitar.
Contudo, Gary Thain participou de mais de 140 apresentações ao vivo em todo o mundo com Uriah Heep, em apenas 3 anos. Após contínuas lutas contra problemas de saúde e drogas, Gary morreu em 8 de dezembro de 1975, em seu apartamento em Norwood Green, de overdose de heroína, aos 27 anos. Vamos conferir uma das melhores performances de Gary ao vivo! Um pouco do mestre em estúdio!   Aroldo Antonio Glomb Junior é jornalista e Athleticano

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Califórnia Jam 74 caminha para os 50 anos de história
KISS antes do grandioso Alive: o que você precisa saber?
Por que você deveria começar a colecionar discos de vinil
The End foi uma despedida digna dos Beatles
Os anos 70 salvaram o “fim de feira” do que vivia o rock no final dos anos 60
Disco Music nunca foi um gênero musical verdadeiro e não deveria nem ser considerado como tal