17 de junho, 2024

Southern Rock: o rock caipira dos Estados Unidos tem história e tradição

O rock caipira dos Estados Unidos é bom? Nossa senhora! O southern rock é um gênero musical que se originou no sul dos Estados Unidos na década de 1970. Ele combina elementos de rock, blues, country e música gospel, e é caracterizado por um som forte e cativante, com guitarras elétricas e vocais poderosos. As raízes do southern rock remontam ao início do rock and roll, quando músicos do sul começaram a combinar os sons tradicionais da região com os novos sons do rock. Alguns dos primeiros pioneiros do gênero incluem The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd.  

California, outubro de 1976: Lynyrd Skynyrd (Artimus Pyle, Gary Rossington, Ronnie Van Zant, Allen Collins and Steve Gaines, front row Leon Wilkeson and Billy Powell) posando na frente do trailer de backstage antes de um show (Foto de Michael Ochs Archives/Getty Images)

O southern rock ganhou popularidade rapidamente na década de 1970, impulsionado pelo sucesso de bandas como Lynyrd Skynyrd, The Allman Brothers Band e Marshall Tucker Band. Essas bandas se tornaram ícones do gênero, com suas músicas cheias de energia e suas letras que celebravam a cultura e a herança do sul. É, de fato, um gênero com um som distinto dos outros gêneros de rock, muito pelas  guitarras elétricas gêmeas e solos longos, ritmos envolventes e vocais poderosos. As letras das músicas de southern rock frequentemente abordam temas como a vida no sul, a rebeldia e a liberdade.

O termo “southern rock” foi criado pela primeira vez em 1971 pelo crítico de rock Johnny Loftus para descrever a música do Lynyrd Skynyrd e do The Allman Brothers Band. Esses dois grupos estavam na vanguarda de um novo som que misturava elementos de country, blues e R & B com o rock ‘n’ roll. O resultado foi uma forma de música exclusivamente americana que definiria uma região inteira.

Nos anos seguintes, outras bandas de southern rock surgiram, incluindo Charlie Daniels Band, Marshall Tucker Band e The Outlaws. Esses grupos alcançaram um sucesso massivo, tanto comercialmente quanto artisticamente. O southern rock também provaria ser extremamente influente, com seu som distinto ajudando a moldar os sons de gerações posteriores de músicos de rock.  

  A influência do Southern rock
O southern rock é um gênero de música rock que se desenvolveu no sul dos Estados Unidos na década de 1970. Tem raízes no blues rock, country rock e outras formas de música rock, e também é frequentemente caracterizado por uma forte aliança ao regionalismo. As bandas geralmente tinham visual e som diferentes de seus homólogos da Costa Leste. Elas tendiam a tocar rock com toques country, com guitarras elétricas e às vezes guitarras slides fornecendo o som dominante.

Elas também muitas vezes apresentavam músicos que não tinham medo de mostrar suas raízes sulistas, usando chapéus de cowboy e outros acessórios sulistas no palco

Principais discos do gênero!

“At Fillmore East” – The Allman Brothers Band (1971)
“Lynyrd Skynyrd – (Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)” (1973)
“Brothers and Sisters” – The Allman Brothers Band (1973)
“One More from the Road” – Lynyrd Skynyrd (1976)
“Street Survivors” – Lynyrd Skynyrd (1977)
“Toy Caldwell of the Marshall Tucker Band – Guitar Hero” (1978)
“Molly Hatchet – Flirtin’ with Disaster” (1979)

“Tejas” – ZZ TOP (1976) Fizemos um programa sobre o estilo que vale conferir! Também fizemos um sobre o ZZ TOP e seu disco Tejas! E um sobre uma canção do Lynyrd Skynyrd: Simple Man! Aroldo Antonio Glomb Junior é jornalista e Athleticano

Sobre o colunista

Aroldo Glomb

Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Compartilhe

outros conteúdos

Who Do We Think We Are, a brilhante e desconhecida despedida da MKII do Deep Purple
Precisamos falar sobre Hot Space, do Queen, não é mesmo?
Mike Oldfield, com 19 anos, desbancou todo mundo em 1973 com Tubular Bells
Vale a pena ouvir Exercices (1972), do Nazareth?
Lay Down, Stay Down: uma história de desejo sob a ótica do Deep Purple
Vinil, CD ou Streaming: é a desordem que atrapalha a felicidade musical